Com o objectivo de analisarmos os diferentes papéis desempenhados pelos dois géneros e respectiva relação entre os mesmos, utilizamos a seguinte metodologia:
1º Pesquisa bibliográfica/documental sobre os papéis desempenhados pela mulher ao longo da história;
2º Entrevista a um subintendente da PSP de Braga sobre violência doméstica;
3º Inquérito por questionário aplicado a alunos da ESCA de forma a compreender as suas percepções sobre as diferenças de papéis.
Assim, realizamos um inquérito na Escola Secundária Carlos Amarante baseado no nosso tema de trabalho “Diferenças por Género (Masculino/Feminino)” com o objectivo de analisarmos a opinião e o conhecimento que os jovens adolescentes têm acerca do papel de ambos os sexos na sociedade actual.
No total realizamos 112 inquéritos, distribuídos por 2 turmas do 12º ano, 2 turmas do 11º ano e 2 turmas do 10º ano, estando essas turmas distribuídas pelos cursos de Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais e Humanas, Artes Visuais, Tecnológico de Desporto, Profissional de Instalações Eléctricas e Profissional de Produção Metalomecânica. Para uma melhor análise dos inquéritos, dividimos os resultados em quatro grupos: 14-16 anos/masculino, com um total de 21 inquiridos; 14-16 anos/feminino, com um total de 26 inquiridos; 17-19 anos/masculino, com um total de 46 inquiridos; e 17-19 anos/feminino, com um total de 19 inquiridos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
este blogue apresenta um tema interessante e, na minha opiniao, iniciativas como estas devem ser sempre fomentadas para criar uma maior igualdade e equilibrio.
Isto é que é um verdadeiro trabalho de pesquisa.
muito boa ideia terem abordado esse tema, visto que cada vez mais as mulheres sao visto como elo mais fraco, o que por vezes nao é o que se confirma !!
parabens, continuem !!
I WOULD LIKE TO SAY THAT I'VE BEEN LIVING IN PORTUGAL FOR 10 YEARS NOW AND THIS IS ONE GREAT IDEA.SORRY, BUT MY PORTUGUESE IS TO BAD TO WRITE HERE. IT'S GOOD TO SEE THAT KIDS CAN COME UP WITH SUCH GREAT SUBJECTS LIKE THIS ONE. CONGRATULATIONS TO THE THREE KIDS WHO DID THIS WORK.REALLY.
Não só o país mas o mundo em geral precisa de mais trabalhos ou projectos destes por muito pequenos que sejam. Talvez assim haja uma maior e melhor igualdade entre sexos.
Tudo começa pelo início e por coisas pequenas.
gostei do tema!
afinal as mulheres nao sao as mais fracas!
muito giro...o trabalho...
está muito bem desenvolvido...
...
parabéns!!!
continuem...
Enviar um comentário