Entrevistador - Quais os tipos de violência doméstica existentes?
Entrevistado -“A violência doméstica, não consiste apenas na agressão de mulheres, como muita gente pensa, a violência doméstica é a agressão de pessoas da família que podem ser as mulheres, os maridos, e sobretudo as crianças, que são o maior número de vítimas da violência doméstica”.
Entrevistador - Qual o número médio de queixas por violência doméstica apresentados no ano 2007, distinguindo os resultados dos homens e das mulheres.
Entrevistado - “Quanto a números, não lhos vou poder fornecer, precisamente, por serem confidenciais, mas posso-lhe dizer que são mais as mulheres que se queixam de violência doméstica, não acontece tanto que os homens se queixem, da mesma maneira que também não acontece muito que as crianças se queixem”.
Entrevistador - Geralmente de que forma é que as vítimas são agredidas distinguindo também os homens das mulheres (mão/objectos)?
Entrevistado - “As vítimas, são agredidas de várias formas, às vezes com objectos, e outras vezes, simplesmente com a força muscular, mas nestes casos, não é muito comum serem agredidas com objectos, enfim, com objectos cortantes ou com armas, regra geral são agredidas com a força muscular, não havendo uma distinção entre os homens e as mulheres”.
Entrevistador - Que tipo de ferimentos as mulheres e os homens apresentam (ligeiros/graves)?
Entrevistado - “Na sua maioria são ferimentos ligeiros, hematomas, contusões e também aqui não há uma distinção entre os homens e as mulheres”.
Entrevistador - Na sua opinião acha que os números correspondem à realidade?
Entrevistado - "Não, os números estão muito longe da realidade, como referi atrás, basta lembrar-nos que a maior parte da violência doméstica é exercida sobre as crianças e não é denunciada, e muita da que é exercida mesmo sobre as mulheres também não, porque a denuncia da violência às autoridades depois têm outras consequências, que podem degenerar em mau estar no seio da família e portanto muitas vezes é silenciada. No que toca aos homens, os casos de violência, acabam também por serem silenciados, visto que dentro dos homens existe um sentimento de vergonha, que acaba por fazer com que estes não apresentem queixa”.
Entrevistador - Os casos de violência doméstica aumentaram ou diminuíram em relação aos anos anteriores?
Entrevistado - “Como já referi, não posso fornecer dados estatísticos”.
Entrevistador - Em que grupo social se verificam maior número de casos de violência doméstica?
Entrevistado - “A violência doméstica não está estratificada, ou seja, não acontece em nenhuma classe social em especial. Acontece no seio de famílias de quaisquer etnias ou profissões, sejam ricas ou pobres".
Entrevistador - Qual a faixa etária dos(as) agredidos(as)?
Entrevistado - "Também não se pode dizer com certeza que a violência doméstica afecte mais ou menos esta ou aquela faixa etária. Contudo, as mulheres entre os 25 e os 45 anos são as que em regra apresentam denúncias, mas como já referi as mais afectadas são as crianças".
Obs: Na realização deste questionário fomos recebidos pelo Sr. Subintendente Bernardo Azevedo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
infelizmente esta ainda é uma temática que está longe de ter uma solução imediata...e por isso mt interessant o vosso trabalho =) gostei particularmente da pesquisa q fizeram aqui por braga =)
O site esta muito bem construído. =) gosto dos sites que aparecem para podermos ver, do video associado a violencia domestica e dos diferentes posts xD
So tirava a foto daquele Nuno...o pah...so uma opiniao ...e um magricelas pa =P =) na brincaaa xD ta muito fixee mm =)
bjo*
muito bem....a ideia da entrevista foi muito boa....
muitas pessoas pensam que violência domestica só consiste em bater em mulheres...mas não...pois crianças homens e idosos são igualmente vitimas....
bom trabalho parabéns
Realmente foi interessante terem abordado este tema.
É realmente importante mostrar a toda a gente que não são apenas as mulheres que são abusadas!
Os meus parabéns pelo belo trabalho que aqui têm.
Os meus parabéns plo trabalho...
Vejo que se esforcaram para realizar um bom trabalho...
A temática é interessante...
Espero por uma continuaçao do tema....
Cumprimentos...
Enviar um comentário